Maus tratos a animais – Cavalo estava muito debilitado em Matão-SP

As imagens são chocantes, mas o cavalo foi tratado. Confira os detalhes e as informações no Portal Hora1. Clique na foto:

Maus tratos a animais – Cavalo estava muito debilitado em Matão-SP
Imagens cedidas: Bruno Bergamin

Na tarde desta quarta-feira (13) o Portal de Notícias Hora1 e TVh1 receberam informações de maus tratos a animais no Bairro Jardim Santa Marta em Matão-SP.

Era um cavalo que estava amarrado às margens do córrego, sem comida, sem água e perto de cerca com arame farpado. Nas imagens do Bruno Bergamin é possível ver o estado terrível que se encontrava o cavalinho.

Voluntários estavam moniranto o animal desde às 9h da manhã quando ele foi deixado no local. O cavalo estava com a corda enroscada no arame farpado e sendo enforcado. Voluntários conseguiram soltá-lo mas, debilitado, o animal não conseguia mais se levantar.

Dona Cleide e demais voluntários o arrastaram para longe da margem do córrego para que não se afogasse. Além dos voluntários, o Corpo de Bombeiros esteve no local para tentar levantar o animal. A via foi interditada pelos agentes de trânsito e uma retroescavadeira foi utilizada também para tentar manter o cavalo em pé, mas ele não tinha forças. Tanto bombeiros quanto populares do bairro ajudaram, ele foi içado por mais de uma vez, mas ele não respondia aos estímulos para ficar em pé, tão fraco e debilitado que estava.

Voluntários então trouxeram uma veterinária que, além de limpar as feridas e retirar os bichos do ouvido do animal, também medicou no soro e tratou o cavalo para que ele se recuperasse um pouco. 

Eram cerca de 23 horas, quando finalmente, após medicado e alimentado, o cavalo conseguiu se por em pé.

Ele foi levado para uma residência próxima para ser monitorado e seria levado para uma propriedade particular nesta manhã de quinta-feira (14), mas o cavalo sumiu na madrugada.

Há suspeitas, mas até agora os voluntários não sabem onde ele está.

Será feito boletim de ocorrência sobre o assunto para ficar registrado e para que o dono do pobre cavalinho seja responsabilizado pelos maus tratos que causou. 

Em tempo: havia muitas marcas no lombo do animal indicando possíveis agressões.

Com imagens e informações de Bruno Bergamin, Fábio Pereira para o Portal de Notícias Hora1 – o Maior Portal de Notícias de Matão e região.

Versão completa apresentada no Bom Dia Hora1 pelo Jornalista Fábio Pereira: